O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos e desejados do Brasil. E é fácil entender o porquê: a Universidade Estadual de Campinas é um centro de ensino de excelência e sempre figura entre as melhores do País.
A redação da Unicamp acontece na segunda fase do vestibular e, assim como acontece com o Enem e outros processos seletivos, ela tem uma importância fundamental na pontuação final do candidato.
Importante notar que o estilo da redação varia muito de vestibular para vestibular. Por isso, neste post, vamos entender como funciona a redação da Unicamp e no que você deve prestar atenção para se preparar para essa prova. Acompanhe!
Como funciona a redação da Unicamp
Geralmente, aA redação da Unicamp é aplicada no primeiro dia da segunda fase do vestibular. Ela ocorre juntamente com as provas de Português, Literatura, Ciências Humanas e Ciências Naturais.
Uma característica importante dessa redação é que a universidade costuma variar bastante os gêneros textuais cobrados.
SSe o Enem sempre exige um texto dissertativo-argumentativo, nos últimos anos a Unicamp cobrou os mais variados formatos, de resenhas discursos a crônicas, passando por diário e até roteiro de podcast.
Sendo assim, um dos principais desafios para fazer a redação da Unicamp é conhecer os diferentes gêneros textuais - até porque eles não divulgam com antecedência qual será o estilo tipo de texto pedido.
Estrutura e avaliação
Em relação à estrutura, a universidade costuma apresentar um ou doisconjunto de textos de apoio para orientar o candidato sobre a proposta temática da redação.
Nesse sentido, a redação da Unicamp é avaliada de acordo com quatro critérios que devem ser cumpridos pelo candidato. Juntos, eles somam a nota máxima de 12 pontos. São eles:
- Adequação à proposta temática (2 pontos);
- Adequação ao gênero textual (3 pontos);
- Leitura e compreensão dos textos de apoio (3 pontos);
- Convenções de escrita e coesão (4 pontos).
O candidato poderá ter seu texto zerado se fugir do tema proposto pelo enunciado, se não se adequar ao gênero textual exigido e/ou se simplesmente copiar os textos de apoio na sua redação.
Como se preparar para a redação da Unicamp
Considerando as particularidades dessa prova, algumas dicas importantes para quem quer se dar bem são:
Estude os diferentes gêneros textuais
Como comentamos, a redação da Unicamp é imprevisível e, por isso, é essencial que o candidato conheça os mais diferentes estilos de texto e suas principais características, como linguagem, elementos e estrutura.
E repare que falamos de conhecer, e não decorar. Afinal, todos os dias surge um novo gênero, como é o caso dos fios (ou thread) do Twitter ou textões de Facebook (que, inclusive, foi o gênero cobrado agora em 2022).
Assim, busque interpretar bem as propostas e entender os formatos para reconhecê-los com mais facilidade. Algo que pesa muito é a familiaridade com que o candidato desenvolve a situação descrita pelo enunciado. E isso se adquire com a prática!
Atente-se aos comandos
Junto aos materiais de apoio, sempre há um enunciado com instruções para auxiliar o aluno em relação ao tema, à situação e aos interlocutores do texto. Essas instruções devem ser seguidas à risca.
Como vimos, um dos critérios avaliados na redação da Unicamp é justamente a leitura e compreensão da proposta temática.
Pratique, pratique, pratique
Não é à toa que sempre repetimos isso, não importa de qual processo seletivo estejamos falando. Na rotina de estudos, reserve um tempo para escrever redações.
No caso da Unicamp, isso é ainda mais importante, pois você deve praticar diferentes gêneros textuais, para se familiarizar com eles e evitar ser pego de surpresa no dia da prova.
Tenha em mente que redação é prática. Quem escreve com frequência "pega as manhas" das técnicas e da estrutura de um texto. Com tempo e prática, fica muito mais fácil para você estruturar suas ideias mentalmente, o que ajuda a ganhar tempo na hora da prova e a reduzir problemas de coesão e coerência textual.
Aqui no Palavrizar, você tem todo o apoio necessário para praticar suas redações, contando com correções, comentários e dicas de melhoria feitas por professores especialistas.
Mantenha-se informado
Seja para o vestibular que for, é imprescindível manter-se bem-informado. Seja para a redação da Unicamp, do Enem ou de qualquer outra universidade, os temas propostos pelas provas geralmente têm a ver com atualidades, com fatos e situações que aconteceram recentemente,
Por isso, além de reservar um tempo para praticar, dedique alguns minutos por dia para se informar e ficar por dentro do que acontece no País. E hoje em dia isso está muito fácil: basta seguir os principais veículos de comunicação no Facebook, no Instagram ou no Twitter para que você tenha acesso às notícias.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira a live completa sobre a Unicamp:
E você, está pronto para encarar a redação da Unicamp e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!