s provas da primeira fase do vestibular 2023 da Fuvest, serão realizadas no dia 4 de dezembro, enquanto a segunda fase está marcada para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. Já o exame para habilidade específicas acontece entre 11 e 14 de janeiro.
Serão disponibilizadas mais de 11 mil vagas para a USP. Os candidatos podem conferir os resultados do vestibular no dia 30 de janeiro de 2023 no site www.fuvest.br.
Estrutura da prova
O vestibular da Fuvest funciona da seguinte forma:
1ª fase
São 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo algumas interdisciplinares. Os conteúdos envolvem as matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Todas as questões têm cinco alternativas, das quais apenas uma é a correta. O candidato tem 5 horas para finalizar a prova.
Aqueles que obtiverem menos de 30% da nota serão eliminados e não participarão da 2ª fase. Lembrando que, como são 90 questões, 30% equivale a 27 questões.
2ª fase
A prova da 2ª fase da Fuvest mede os conhecimentos específicos dos candidatos. São aplicadas duas provas discursivas, cada uma com duração de até 4 horas.
A primeira prova é dividida em duas partes, valendo 50 pontos cada. Na primeira, serão 10 questões de Língua Portuguesa, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é dedicada à Redação - lembrando que quem zerar a Redação é automaticamente eliminado.
A segunda prova, por sua vez, possui 12 questões, que abrangem de duas a quatro disciplinas. Isso vai depender da carreira escolhida pelo candidato.
Prova de habilidades específicas
Existem alguns cursos no vestibular da Fuvest que devem fazer a prova de Habilidades Específicas. Esse exame conta como parte da 2ª fase e também vale 100 pontos.
Redação do vestibular da Fuvest: uma análise dos últimos 5 anos
Em qualquer vestibular, a redação é um divisor de águas e é vital para as chances de aprovação do candidato. E na Fuvest não é diferente.
Cada processo seletivo tem suas particularidades. Assim como o Enem costuma trazer temas relacionados a problemas do cotidiano, a Fuvest costuma trazer questionamentos, geralmente de caráter mais reflexivo e até mesmo filosófico, que exigem do candidato uma boa capacidade de análise.
Como sempre, a melhor forma para escrever uma boa redação é conhecer os temas anteriores e o estilo de cada prova.
O gênero textual exigido na Redação da Fuvest é o dissertativo-argumentativo, ou seja, é preciso apresentar argumentos em uma estrutura de introdução-desenvolvimento-conclusão. No texto, deve-se mostrar um posicionamento claro em relação ao tema.
O candidato tem de 20 a 30 linhas para desenvolver seu texto, lembrando que, ao contrário do Enem, a Fuvest exige um título.
Isso posto, veja os últimos cinco temas da redação da Fuvest:
- 2018: Devem existir limites para a arte?
- 2019: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
- 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo.
- 2021: O mundo contemporâneo está fora de ordem?
- 2022: As diferentes faces do riso.
Veja que, como comentamos, não se trata de temas necessariamente relacionados a problemas sociais específicos ou assuntos em voga. Para discorrer sobre esses assuntos, o candidato precisa de um bom poder de análise.
O lado positivo é que, por mais complexos que esses assuntos pareçam, eles dão mais liberdade para o candidato. Isso porque, via de regra, esses temas podem ser abordados de vários pontos de vista diferentes.
Vale lembrar que a Redação da Fuvest sempre traz uma coletânea com textos e outros materiais de apoio - normalmente são cinco. Eles são fundamentais para a compreensão do tema e podem ser utilizados como ponto de partida para a análise.
O uso do repertório cultural também é essencial para que o texto seja bem avaliado. Aqui entram referências obras (livros, filmes, músicas, jogos, pinturas etc.), autores, pensadores e personalidades, fatos e dados etc.
Quer saber mais sobre possíveis temas da Redação da Fuvest e de outros vestibulares? Preparamos um combo vídeo + material de apoio sobre 5 eixos temáticos possíveis para você estudar para a Fuvest e para a Vunesp. Confira!
Para aprender mais
Na aula em vídeo, trazemos mais detalhes sobre como fazer uma redação top na Fuvest. Confira:
E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!