uem estuda para fazer redação, seja do Enem ou dos vestibulares, sabe que o repertório sociocultural é algo fundamental em muitas dessas provas. A ideia não é jogar informações aleatórias no papel para mostrar conhecimento, mas demonstrar que você consegue relacionar assuntos diferentes e compreendê-los.
Livros, poemas, citações de autores e personalidades conhecidas, dados de estudos e pesquisas e até mesmo elementos da cultura pop, como músicas, filmes e séries, podem ser utilizados para enriquecer seu texto.
Mas como fazer isso?
Neste post vamos focar nas referências a filmes e séries. Esse tipo de repertório pode ser utilizado tanto na introdução quanto na argumentação da sua redação. Então, para facilitar, vamos dividir as explicações. Acompanhe!
Usando filmes e séries na introdução da sua redação
Na introdução, o ideal é que você siga alguns passos. São eles:
- Narre um trecho do filme ou da série: seu leitor não necessariamente conhece a obra, seus personagens e tramas;
- Explique ou interprete o trecho narrado;
- Faça a ligação da referência com o tema e com a tese que você defenderá ao longo do texto.
Sempre que for usar filmes e séries na sua redação, selecione apenas as informações ou trechos necessários; não é necessário colocar muitos detalhes. Depois que você narrar esse trecho da história, é importante fazer uma análise do significado do trecho relatado. Lembre-se de que é fundamental que essa análise se relacione com o tema da redação.
Aqui, é importante trazer o tema para o texto. Literalmente. Utilize as palavras da própria prova na sua introdução, readequando-as quando necessário. Mas não se acanhe de copiá-las. Geralmente, fazemos isso para concluir a introdução.
Nesse caso, precisamos utilizar conectivos para ligar a referência ao filme ou à série citados a essa frase final. Alguns exemplos que caem bem: "analogamente", "de forma semelhante", "fora da ficção é fato que", entre outras.
Importante destacar que, na introdução, embora não seja obrigatório, é muito interessante expor seu projeto de texto. Isso mostra para o corretor que você tem um planejamento para a redação.
Por exemplo: após usar o repertório e relacioná-lo com o tema, podemos finalizar a introdução com uma frase que indique o caminho que vamos seguir na argumentação. Novamente, podemos usar alguns conectivos, como "isso ocorre em função de...". No Enem, também é recomendado frisar que é necessário mudar esse cenário.
Usando filmes e séries na argumentação da sua redação
Na argumentação, filmes e séries vão funcionar como exemplos, normalmente como forma de dar mais credibilidade ao seu argumento. No entanto, como você não pode apenas citar a obra, mas deve narrar um trecho, o ideal é que você tenha ideias que já usou na introdução. Assim, não precisa fazer o mesmo trabalho de narrar, explicar e analisar uma nova referência.
Aqui, vale lembrar que o argumento de uma redação é composto de alguns elementos. São eles:
- Tópico frasal: é a ideia central do argumento.
- Repertório: nesse caso, um filme ou série.
- Miniconclusão do parágrafo, sem proposta.
Dica bônus
Para facilitar sua vida, você também pode pensar em cenas de filmes e séries mais genéricas, que podem se encaixar em diversos temas mais abrangentes. Isso geralmente acontece no Enem, que traz assuntos mais genéricos, geralmente relacionados à falta de acesso a direitos.
Por exemplo: a série brasileira 3% trata de um mundo em que a maioria das pessoas vive de forma precária e apenas 3% da população tem direito a uma melhor qualidade de vida. Veja como esse cenário é bem abrangente e pode ser utilizado como gancho para uma diversidade imensa de temas.
Você também pode separar séries e filmes por assunto. Veja alguns exemplos:
- Para falar de tecnologia, podemos sempre citar Black Mirror.
- Quando o assunto é depressão ou suicídio, a série Thirteen Reason Why;
- Para distúrbios mentais, você pode usar o filme Coringa.
- Para abordar o problema das drogas, o filme brasileiro Bicho de Sete Cabeças é uma boa pedida.
Você pode montar sua própria lista, relacionando assunto X com obra Y, de acordo com os filmes e séries a que você assiste.
Para aprender mais
Na aula em vídeo trazemos mais detalhes e construímos um texto com exemplos práticos usando filmes e séries. Confira:
E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!