vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos de todo o Brasil. E não é à toa, já que se trata de uma das melhores universidades públicas do País.
Só que, para além da concorrência, a prova da Unicamp não é molezinha. As questões têm um nível alto e demandam bastante do candidato. E a Redação segue a mesma linha.
Diferentemente do Enem, por exemplo, a Unicamp não exige, necessariamente, um texto dissertativo-argumentativo. Pelo contrário: pode ser cobrado qualquer gênero textual e, por isso, quem vai fazer esse vestibular deve estudá-los e praticar a escrita nos diferentes estilos.
Como é a redação da Unicamp?
A prova de redação da Unicamp costuma trazer duas propostas de redação. O candidato deve escolher uma delas - preferencialmente, claro, aquela com que se sinta mais à vontade para desenvolver um texto.
O que a universidade busca com isso é testar a capacidade de leitura, interpretação e escrita dos candidatos. Em redações como a do Enem, em que a estrutura é mais fechada, muitos estudantes acabam recorrendo a "fórmulas prontas" para escrever o texto.
Segundo o próprio edital do vestibular da Unicamp:
"A prova de redação busca avaliar habilidades de leitura e escrita dos candidatos na produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos”.
A ideia de propor gêneros discursivos diferentes é, de acordo com o documento,"simular situações reais de escrita", fazendo com que os candidatos "fiquem atentos à situação de produção e de interlocução dos gêneros solicitados".
O que é necessário para ir bem na redação da Unicamp?
Para cada proposta de redação, a prova traz uma série de tarefas que devem ser cumpridas pelos candidatos. Isso inclui a leitura de textos de apoio, por exemplo, que tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento da redação.
De acordo com o edital, "para que um texto seja bem-sucedido é preciso que os candidatos demonstrem ter experiência de leitura e saibam delinear um projeto de texto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser cumpridos por meio da elaboração escrita".
Para a avaliação do texto, serão considerados os seguintes fatores:
- "Cumprimento da proposta temática": não fugir do tema;
- "A configuração do gênero textual": escrever a redação no tipo de texto solicitado;
- "A qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova": a capacidade de interpretação e de leitura crítica do candidato, ous eja, não apenas reproduzir o que está na coletânea;
- "A articulação coerente e coesa de elementos da escrita": a redação deve ser bem escrita e proporcionar uma leitura fluida e que faça sentido. Isso envolve o respeito às regras gramaticais e ortográficas, usos de elementos de coesão e coerência, não repetição de palavras etc.
Quais gêneros textuais podem ser cobrados na Unicamp?
Basicamente, podemos falar em cinco tipo de texto:
- Dissertativo;
- Descritivo;
- Expositivo;
- Narrativo;
- Opinativo.
Eles são a base para todos os gêneros textuais. Cada um deles possui uma estrutura típica que os caracteriza. Nesse sentido, existem gêneros que misturam esses elementos, e é justamente isso que costuma ser cobrado na Unicamp.
Para isso ficar mais claro, veja os temas da redação dos últimos três anos e os gêneros textuais exigidos:
2022
I) "Textão" para as redes sociais sobre a exposição das crianças na internet.
II) Manifesto sobre cortes na verba para a ciência.
2021
I) Discurso político de um candidato sobre retirada de estátuas/monumentos.
II) Diário de uma pessoa afetada pela pandemia de Covid-19.
2020
I) Texto para podcast sobre biodiversidade e diversidade sociocultural.
II) Crônica sobre micromachismo na sociedade atual.
Repare como nenhum gênero repetiu que as propostas variam de estilos mais "formais" como uma crônica a um texto para postar nas redes sociais.
Ou seja, para mandar bem na redação da Unicamp, é preciso praticar muito! Estude os diferentes estilos de texto, entenda suas estruturas, recursos semânticos e linguagens. Lembre-se: respeitar essas características faz parte da avaliação.
Para aprender mais
Fizemos uma live para falar de gêneros diferentes da dissertação, muito cobrados em provas como a da Unicamp. Se você não tem ideia de como desenvolver uma redação assim ou quer dicas de como ir além do esperado, assista:
E você, está pronto para encarar a redação da Unicamp, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!