Ter um bom desempenho na redação é fundamental para quem deseja ingressar no ensino público por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
É curioso notar que essa é uma prova diferente de boa parte dos vestibulares do País. Enquanto a prova objetiva se caracteriza por exigir menos decoreba e mais capacidade de interpretação e problematização do candidato, a redação tem particularidades bem marcantes.
O ponto mais importante é que o texto exigido no Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Nesse estilo, o candidato deve defender uma tese sobre um tema específico, utilizando, para isso, argumentos coerentes e sugerindo uma proposta de intervenção que faça sentido.
Para avaliar esses pontos, a banca que fará a correção da redação leva em consideração alguns critérios previamente definidos que devem ser seguidos à risca pelos alunos. São cinco competências diferentes, cada uma valendo de 0 a 200 pontos. Juntas, elas compõem a tão esperada nota 1000 da redação do Enem.
Conhecer essas competências e o que a banca espera em cada uma delas é essencial para que você consiga se preparar e estruturar seu texto de modo a respeitar esses critérios.
A seguir, vamos ver em detalhes cada uma delas. Acompanhe e faça bons estudos!
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Esta competência avalia o conhecimento do candidato sobre as principais regras gramaticais do nosso idioma: ortografia, concordância, regência, pontuação, estrutura sintática, uso de letras maiúsculas e minúsculas, separação silábica, entre outras.
Repare que esses critérios tratam da escrita formal da língua portuguesa, ou seja, ao longo da redação é preciso usar a norma culta e evitar coloquialismos, gírias, expressões informais e abreviações, por exemplo.
Isso não quer dizer, porém, que você deva tentar escrever igual a Machado de Assis ou utilizar palavras difíceis; o que os avaliadores buscam é um texto fluido que respeite as regras do nosso idioma.
2. Compreensão da proposta da redação
Aqui, serão avaliadas as suas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Em outras palavras, a banca quer saber se você realmente entendeu o tema proposto e produziu uma redação adequada à estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
É fundamental evitar fugir do tema proposto. Esse é um dos problemas mais frequentes na redação do Enem e que faz com que muitos candidatos percam pontos durante a avaliação. A dica é: faça o que foi pedido!
Outro ponto que será observado dentro desta competência é o repertório sociocultural do candidato. Isso quer dizer que os avaliadores querem que, ao longo da sua argumentação, você mostre que domina diferentes áreas do conhecimento e sabe relacioná-las para a construção de argumentos mais consistentes.
3. Seleção e organização das informações e argumentos
Como vimos, a redação do Enem tem uma estrutura muito clara. Por isso, é muito importante que você elabore um texto que apresente de forma bastante clara a ideia que será defendida e os argumentos que sustentem a posição que você assumiu em relação ao tema proposto.
O que os avaliadores buscam é um texto coerente, coeso e que contenha ideias baseadas em fatos concretos e comprovados (estatísticas, pesquisas, citações de outros autores e fatos históricos) e jamais em "achismos" ou no senso comum.
Nesse sentido, a principal dica é estruturar sua redação antes de começar a escrevê-la. Leia os textos motivadores, interprete-os e organize suas ideias, selecionando aqueles argumentos e opiniões que tenham, de fato, relação com o tema proposto e que possam ajudar a defender sua posição.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos
Nesta competência, serão avaliados os pontos relativos à organização e coesão textual, isto é, a estrutura da redação e a relação lógica e harmoniosa entre os elementos do texto. Durante a escrita, é preciso que as ideias ao longo das frases e parágrafos apresentem uma relação coerente entre si, que uma se conecte à outra de uma maneira que faça sentido.
Para isso, é fundamental dominar os principais conectivos, que são os elementos que vão ajudar nessa interconexão entre as orações, frases e parágrafos. Assim, preposições, advérbios, conjunções e locuções adverbiais devem fazer parte do seu repertório - e devem ser utilizados corretamente!
5. Respeito aos direitos humanos
Na parte final da redação do Enem, o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado ao longo do texto. Isso significa propor uma medida que vise a, de alguma forma, enfrentá-lo ou resolvê-lo.
Lembre-se de que essa proposta deve ser exequível, isto é, que seja possível de ser executada na prática. Para isso, busque apontar a ação (o que), o agente (quem), o modo (como) e quais são os resultados esperados (para que).
Durante a proposta de intervenção, é imprescindível que você respeite os direitos humanos, considerando valores como liberdade, diversidade sociocultural e os preceitos básicos da cidadania. Assim, você deve evitar a todo custo soluções que incitem o ódio, promovam e estimulem o preconceito e a prática de quaisquer outros crimes.
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